google-site-verification: googlec9a24028fb941a2c.html

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Aprenda a mudar seus hábitos e tenha um ano melhor




Mesmo  as  manias  mais   antigas  podem  ser  esquecidas  s e  t ivermos     paciência  





Todo início de ano prometemos largar aqueles hábitos que nos prejudicam. Passadas algumas semanas, retornamos inconscientemente ao módulo automático. E o drama se repete no início que vem.

Porém, a boa notícia é que nem sempre isso ocorre por falta demotivação ou disciplina. Outros fatores podem estar envolvidos e nós nem percebemos. 


Vejamos o caso da alimentação. Você passou alguns meses ou até anos comendo religiosamente a mesma quantidade de comida diariamente. Como pretende alterar este padrão arraigado em apenas um mês? 


Outro caso comum é o sono. Desde sempre você se deita à meia-noite e acorda por volta das 7 horas com a ajuda do despertador.
Planeje, execute, e não hesite em improvisar.
Sete horas na cama são comprovadamente insuficientes para a maioria das crianças, adolescentes e adultos. Mas esse hábito às vezes está tão presente que é difícil mudar.

O mesmo se aplica aos regimes alimentares. Para reverter essa situação, é importante absorver os nutrientes necessários na dose e horários certos.

Para quem se exercita pouco, recomenda-se menor consumo de calorias nas refeições. Atletas e trabalhadores braçais costumam acrescentar mais calorias à sua dieta normal levando em conta o gasto extra em suas atividades.

Prefira calorias com qualidade nutricional provenientes de alimentos naturais e balanceados, sem excessos de gorduras e massas. Açúcar refinado e conservantes artificiais que simulam sabores não deveriam fazer parte de seu cardápio. A frutose e o mel das abelhas são os melhores adoçantes. Modere no sal, chocolate, café e nas bebidas alcoólicas.

E por falar em atividade física, organize também seu treinamento seguindo uma agenda flexível e inteligente. Por exemplo: 
1) Defina os dias e horários a que irá se dedicar, de acordo com suas disponibilidades e tempo livre.

2) Aproveite brechas na sua rotina para se exercitar e busque horários alternativos sempre que possível. Muitas vezes podemos aproveitar os períodos matinais ao longo da semana, dormindo 1 hora mais cedo no dia anterior ou adiantando os afazeres da manhã seguinte.

3) Use aquele espaço ocioso do seu horário de almoço para suar a camisa no parque ou na academia. Aproveite o intervalo entre a saída do trabalho e a chegada em sua casa. Além de evitar o trânsito intenso, você estará em um local agradável e diferente, extravasando a energia nervosa acumulada de um jeito terapêutico, seguro e produtivo.

Enfim, planeje, execute, e não hesite em improvisar. A rigidez poderá desestimulá-lo à longo prazo. Outro conselho: curta mini-férias a cada trimestre e quebre os protocolos acima. Viaje, acampe, varie os pratos, deguste um bom vinho... Recompense a si mesmo sem abusos e seja sua melhor companhia! 

Experimente aplicar estas medidas e adapte-as ao seu biorritmo. Antes do ano acabar, você terá substituído os velhos hábitos quase sem perceber.

Este é o ciclo natural e progressivo de mudanças que o cérebro precisa para abandonar as reações condicionadas.

Não deixe as suas articulações inativas e os músculos atrofiarem: movimente-se! Como os automóveis, o corpo precisa "sair da garagem" e dar umas voltas pela cidade para lubrificar as engrenagens.

Minha mensagem final a todos os leitores e leitoras é: façamos de 2013 o ano da ação e do movimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário