google-site-verification: googlec9a24028fb941a2c.html

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Câncer desaparece após tratamento que utiliza vírus





No lugar de um cavalo, a equipe usou macrófagos (“células brancas”, do sistema imunológico, que atacam organismos invasores) e, ao invés de soldados gregos, um tipo de vírus capaz de se tornar “passageiro” de células brancas e driblar o sistema imunológico.
Usando a famosa estratégia do “cavalo de Troia” (em que um “presente” aparentemente inofensivo vem carregado de “soldados”), cientistas conseguiram destruir tumores de próstata em cobaias – tratamento que, se mostrar resultados igualmente bons em humanos, pode revolucionar o combate ao câncer.
  • “Cavalo de Tróia” é usado para matar células cancerosas
Depois de um tratamento com quimioterapia ou radioterapia, o corpo envia uma grande quantidade de células brancas para recuperar a região afetada. “Nós aproveitamos essa onda para coletar quantas dessas células pudermos para levar os vírus ao centro do tumor”, explica a professora Claire Lewis, da Universidade de Sheffield. Eles iniciaram o tratamento dois dias depois de encerrar as seções de quimioterapia.

  • Algas podem matar células de câncer
No começo, cada macrófago continha apenas poucos vírus. Depois que os tumores foram invadidos, contudo, os vírus começaram a se multiplicar e, em apenas 12h, cada macrófago liberou cerca de 10 mil vírus – que infectaram e mataram as células cancerígenas.
  • Garota de 17 anos inventa nanopartícula que mata células cancerosas
O tratamento foi um sucesso. “Ele erradica completamente o tumor e o impede de crescer novamente”, destaca Lewis. Ao final de 40 dias, todos os ratos estavam vivos e não tinham qualquer sinal de câncer – muitos dos que receberam outros tratamentos, contudo, não sobreviveram ou tiveram tumor recorrente.
Embora considere o tratamento extremamente promissor, a pesquisadora lembra que outras descobertas que funcionaram com ratos não tiveram bons resultados em humanos. Assim, ela pretende fazer testes com voluntários já no próximo ano.[BBC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário